O Mercado de Produtos Locais de Porto de Mós é um espaço onde é privilegiado o contacto direto com os produtores, onde se conversa sobre os métodos de produção de cada um, sobre os produtos da época, sobre os usos e costumes atuais e de antigamente, onde se trocam e partilham ideias e experiências.

Os produtores dão a provar alguns dos seus alimentos e infusões com sabores e cheiros incríveis, que nos fazem regressar a outros tempos.

As explorações agrícolas são do tipo familiar, usando o método de produção tradicional o que faz com que os produtos que chegam às bancas sejam de elevada qualidade e de baixo custo, não havendo armazenamento, refrigeração nem longos transportes.
 
É um mercado alegre, com vida própria, onde dominam as cores e os aromas dos frescos e o cheiro do pão acabado de cozer, que atrai pessoas do concelho e também de outros concelhos vizinhos. 

Quando sobram frutas e outros legumes das hortas são usados para doces, compotas bolos e bolinhos. Nada se estraga tudo se transforma, reduzindo significativamente a pegada ecológica de cada um de nós.

O Mercado de Produtos Locais de Porto de Mós realiza-se no 1º domingo de cada mês, no Jardim Municipal de Porto de Mós das 9h às 13h.

 

Anexos
  • Regulamento (pdf, 914,87 Kb)Regulamento do Mercado de Produtos Locais de Porto de Mós

Objetivo principal

Promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentando a confiança entre produtor e consumidor.

Objetivo principal

Participantes

O Mercado de Produtos Locais de Porto de Mós destina-se à participação de:
a) Pessoas singulares ou coletivas para comercialização dos produtos da produção local resultante da sua atividade agrícola e agropecuária;
b) Pessoas singulares ou coletivas para comercialização dos produtos transformados, de produção própria, com matéria -prima exclusivamente resultante de produções agropecuárias de origem local;
c) Grupos de produtores agrícolas que comercializem produtos agrícolas e agropecuários de produção local própria.

Participantes